baner
Publicações

Estratégia do Programa do País

Estrategia do Proagrama do PaisTodos os países inseridos no programa elaboram um documento de estratégia do programa nacional que se enquadra no programa mundial GEF SGP e nas prioridades nacionais estipuladas. O documento deve considerar os planos e estratégias nacionais de conservação dos recursos naturais, mudanças climáticas, bem como as relativas ao crescimento e à erradicação da pobreza. 
A edição de 2015-2018 (EPP / CPS) delineia as iniciativas estratégicas e paisagens prioritárias de atuação para a Fase Operacional 6.

 

Brochuras GEF SGP

Brochuras GEF SGP Brochuras GEF SGP Brochuras GEF SGP

O GEF SGP foi concebido para capacitar comunidades pobres e vulneráveis para se tornarem atores diretos e ativos na conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Em Cabo Verde, cerca de 92 projetos foram subvencionados pelo programa, comunidades vulneráveis tiveram as suas capacidades reforçadas em domínios de atuação do GEF, Organizações da Sociedade Civil puderam beneficiar a população local conseguindo ao mesmo tempo benefícios ambientais locais cujos resultados contribuem para um impacto a nível global.
Os resultados encontram-se compilados em brochuras, contendo informações, dados, números e imagens de cada uma das localidades com um marco do GEF SGP em Cabo Verde.


I GEF SGP National Dialogue Workshop Declaration

O Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Global para o Ambiente às Organizações da Sociedade Civil, (GEF SGP), com o suporte do governo de Cabo Verde, e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) tem conseguido apoiar através da atribuição de subvenções, organizações parceiras não-governamentais cabo-verdianas desde 2009.
Subvenções às organizações parceiras têm sido atribuídas no âmbito das áreas focais do GEF, seguindo orientações estratégicas globais e prioridades ambientais nacionais. Adicionalmente, o GEF SGP catalisa esforços em outros domínios chave, nomeadamente no reforço de capacidades das organizações da sociedade civil, gestão de conhecimento, acompanhamento e avaliação, e gestão de projetos.
O reforço das capacidades tem contribuído positivamente no engajamento saudável com parceiros governamentais, criando assim condições de partilha de informações em rede, o que propicia um fortalecimento de capacidades de influenciar as políticas ou decisões ambientais.

 

Guia Prático de Perguntas e Respostas

O SGP iniciou recentemente a sua Fase Operacional 6 (2015-2018) encontrando-se num processo de simplificação das suas ferramentas, que facilitará o acesso tanto às informações relevantes, como às subvenções. Durante esta fase, novos instrumentos e ferramentas de gestão serão elaborados e socializados, a começar por este informativo.FAQ
O propósito é de aumentar o impacto do programa e proporcionar tempo suficiente para inovar e criar sinergias com parceiros, para finalmente alcançar resultados para as comunidades.