baner
Projetos do GEF SGP em Cabo Verde

GEF SGPDesde a sua efetiva implementação, o GEF SGP já apoiou mais de 14.500 projetos em comunidades locais dos cerca de 126 países que fazem parte do programa. Em Cabo Verde, 92 projetos foram subvencionados entre as Fases Operacionais 4 e 5 (OP4 e OP5), totalizando até a presente um investimento de $ 2.231.175 no arquipélago.

Em 2014, foi realizado o Atelier de Diálogo Nacional com o objetivo de divulgar as ações e resultados concretos do GEF SGP da Fase Operacional 5, promover o diálogo entre as partes, almejando a sustentabilidade do programa de forma a responder aos desafios e exigências da Fase Operacional 6. O fórum de discussão, articulação e partilha de informação contou com a participação das Organizações da Sociedade Civil subvencionadas, dos membros do Comité Nacional de Pilotagem e de parceiros chaves do GEF SGP em Cabo Verde.

 

Santo Antão
Na ilha de Santo Antão, o GEF SGP vem implementando projetos desde 2010. Ao todo, são 27 projetos nas áreas de Biodiversidade, Degradação de Terras, Poluentes Orgânicos Persistentes, Mudanças Climáticas, Águas Internacionais, implementados nos três concelhos da ilha.

São Vicente
Na ilha de São Vicente, o GEF SGP tem focalizado as suas atuações na Biodiversidade, em ações que abrangeram as comunidades piscatórias de São Pedro, Salamansa e Calhau, as Reservas Naturais de Santa Luzia e ilhéus Branco e Raso totalizando 7 projetos subvencionados.

São Nicolau
Na ilha de São Nicolau, as intervenções do GEF SGP tem sido na sua maioria na área do Parque Natural de Monte Gordo e zonas de amortecimento, na conservação da Biodiversidade e medidas de proteção contra a Degradação de Terras. São no total 6 projetos incluindo um de planeamento para o reforço das capacidades das Organizações Comunitárias da ilha.

Boavista
Na ilha da Boavista, o GEF SGP tem atuado na área da conservação da Biodiversidade com 3 projetos concluídos e 1 na área das Mudanças Climáticas implementado por um Consórcio das Associações da Zona Norte de Boavista.

Maio
Na ilha do Maio, 2 projetos foram implementados na Conservação da Biodiversidade e 1 na área das Águas Internacionais cujo resultado foi a catalogação dos recursos Ecoturisticos da ilha.

Santiago
Na ilha de Santiago, o GEF SGP vem implementando projetos desde 2010. São no total 26 projetos nas áreas da Biodiversidade, Degradação de Terras, Poluentes Orgânicos Persistentes, Mudanças Climáticas, implementados em sete concelhos da ilha.

Fogo

Na ilha do Fogo, 17 projetos foram subvencionados pelo GEF SGP nas áreas focais de Biodiversidade, Degradação de Terras, Mudanças Climáticas, Águas Internacionais na sua maioria em zonas do Parque Natural e de amortecimento.

Brava
Na ilha da Brava, um projeto foi contemplado com a subvenção do GEF SGP. Aprovado em 2013, as atividades decorreram até 2014 e as intervenções contribuíram para a área focal das Mudanças Climáticas.