baner
2015

Inauguração do Projeto de Xaxa

A Associação de Xaxa, em parceria com o Parque Natural de Serra Malagueta submeteu o projeto de Estação de Produção de Energia Híbrida – Eólica e Solar ao GEF SGP. O projeto iniciou as suas atividades em Janeiro de 2014 e concluiu com êxito a sua implementação em Maio de 2015 após alguns meses de testes e exercícios de finalização. A execução deste projeto esteve a cargo da empresa ARES.

17 famílias beneficiam de energia elétrica, com ligações domiciliárias, iluminação pública, acesso a eletricidade 24 horas por dia a um custo adequado aos seus padrões de vida.

O ato de inauguração aconteceu a 10 de Julho e contou com a presença da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas, do Coordenador do Programa GEF SGP, do Ministro do Ambiente, de representantes das instituições parceiras: PNSM, DNA, DGE, associações de Serra Malagueta e população da comunidade local.

 

Inauguração do Projeto de ALVEN

Decorridos 17 meses após o início das atividades, o projeto da ALVEN concluiu com sucesso a instalação do sistema fotovoltaico na comunidade de Chã de Feijoal beneficiando as famílias desta localidade.

A implementação do projeto esteve a cargo dos alunos da IMESER como componente prática do Curso de Instalação e Manutenção de Equipamentos e Sistemas de Energias Renováveis desde a instalação e manutenção dos equipamentos até a conclusão com a instalação da rede elétrica BT e instalação nas habitações. Meses após o término das atividades e feitos alguns testes ao sistema, a população de Chã de Norte passou a ter acesso a energia elétrica a partir do sistema fotovoltaico.

O ato de inauguração contou com a presença da Presidente e vereadores da Câmara Municipal de Porto Novo, dos membros do CNP e da Coordenação do GEF SGP, dos convidados da associação e membros da comunidade e teve lugar a 20 de Junho enquadrado no XV encontro do CNP.

 

Encontro do CNP do GEF SGP

Os membros do CNP do GEF SGP estiveram reunidos durante três dias, 19, 20 e 21 de Junho, no Concelho de Porto Novo, Santo Antão, juntamente com a Coordenação do Programa, o Delegado do Ministério do Desenvolvimento Rural e Coordenador do Escritório Insular das Áreas Protegidas em Santo Antão para a apresentação, análise e discussão das perspetivas e abordagens do GEF SGP para a OP6.

O contexto desta reunião enquadra-se nas recomendações dos últimos relatórios do SGP, assim como nas orientações emanadas no encontro regional do GEF SGP em Lusaka, Zâmbia em Abril de 2015. Um dos resultados atingidos sobre a discussão de abordagem para o OP6 foi a escolha das zonas de intervenção para os próximos anos da fase operacional do GEF: as ilhas de Santo Antão, São Nicolau e Santiago constituem a paisagem terrestre e as ilhas Boavista e Maio as marinhas.

A coordenação do SGP em concertação com instituições e parceiros nacionais e locais definirão critérios adicionais de seleção das zonas geográficas específicas de atuação nas paisagens selecionadas. Adicionalmente, tipologias de projetos deverão ser elencados para cada zona específica.

 

Entrega das bicicletas elétricas e triciclos elétricos

A Ecofriendly Mobility, uma iniciativa da Ecobike - Soluções Energéticas, em parceria com a Escola de Negócios e Tecnologias de Cabo Verde, a Câmara Municipal da Praia, a Associação Cabo-verdiana de Deficientes e o GEF SGP desenvolveu um projeto inovador através da AEEER-ENTCV Associação de Estudantes e Ex-Estudantes de Energias Renováveis da Escola de Negócios e Tecnologias de Cabo Verde. O projeto consistiu na construção e montagem de triciclos e bicicletas elétricas movidos parcial ou completamente por meio de um motor recarregável por energia renovável. Pretende-se assim, de uma forma sustentável, ajudar as pessoas portadoras de deficiência motora nas suas deslocações de proximidade, contribuindo para a sua inclusão social e melhoria de qualidade de vida. A mobilidade elétrica dos agentes municipais nas suas deslocações diárias e sistemáticas contribuirá para uma Cidade mais amiga do ambiente e ecológica com zero emissões de gases de efeito de estufa (GEE) contribuindo para a diminuição da dependência de combustível fóssil.

Os equipamentos foram entregues aos beneficiários do projeto no ato que aconteceu a 3 de Junho no Centro de Educação Ambiental enquadrado nas atividades da semana do Ambiente da Câmara Municipal da Praia. 8 bicicletas elétricas foram entregues à Guarda Municipal da Praia e 6 triciclos às pessoas portadoras de deficiência na cerimónia que contou com a presença da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas, do Presidente da Câmara Municipal da Praia, da Presidente da Assembleia Municipal, vereadores da Câmara e do Serviço da Guarda Municipal da Praia, do Presidente e membros da Associação Cabo-verdiana de Deficientes, do Administrador da Escola de Negócios e Tecnologias de Cabo Verde, dos Estudantes e Ex-Estudantes de Energias Renováveis e de outros ilustres parceiros de instituições nacionais e internacionais convidados.

Durante o evento, foi ainda inaugurada a estação de recarregamento das baterias cuja montagem e instalação esteve a cargo da AEER-ENTCV.

 

Encontro do CNP do GEF SGP

O décimo quarto encontro do Comité Nacional de Pilotagem do GEF SGP teve lugar a 17 de Março na sala de reuniões do Edifício das Nações Unidas na Praia. Decorreu em duas sessões sendo a primeira dedicada à capacitação dos novos membros eleitos no início do ano e à aprovação do modelo de presidência rotativo do CNP. A segunda sessão que aconteceu no periodo da tarde centrou-se na análise e aprovação de projetos do OP5Y4.

A coordenação do programa apresentou ao CNP o relatório da Fase Operacional 5, o Plano Anual de Trabalho para 2015 e submeteu para análise o Regulamento do Comité Nacional de Pilotagem.

No final, foram aprovados dois projetos do OP5Y4: um da ilha de Santo Antão no âmbito de implementação do Sistema de energias renováveis e um da ilha do Fogo para a recuperação da Floresta do Monte Velha beneficiando igualmente as vítimas da erupção vulcânica com a criação de alguns postos temporários de trabalho. Outros projetos pendentes foram apresentados e submetidos para avaliação beneficiando a ilha do Fogo e Santiago. A aprovação decorreu entre Março e Abril.

 

2016Factos e Eventos 2014