baner
2010

Atelier de Troca de Experiencia entre os projetos do OP4Y3 do GEF SGP

Teve lugar em Santo Antão, Porto Novo, o primeiro Encontro de Troca de Experiência entre os projetos do OP4Y3 no dia 6 de Dezembro. O encontro contou com a participação de 13 associações, sendo 11 de Santo Antão e 2 de São Vicente, com o objetivo de partilhar informações, conhecimentos, aprendizagem mútua entre os proponentes, incluindo as contribuições do GEF no que se refere aos aspetos programáticos e operacionais.

Este foi o primeiro passo para a apresentação e discussão da proposta de criação de uma rede de parceiros do GEF SGP.

 

Aprovação de projetos GEF SGP para o OP4Y3

Foram aprovados 19 projetos, num montante total de 311,175.00 dólares alocados para o OP4Y3, o 3º ano da Fase Operacional 4 que decorreu de Julho de 2010 a Junho de 2011.

O processo iniciou com um convite de apresentação de fichas de projeto divulgado nos principais meios de comunicação. As fichas recebidas tinham sido avaliadas no quarto encontro do CNP que aconteceu a 27 de Abril. Das 168 fichas recebidas, 50 foram avaliadas pelos membros do Comité e 19 projetos foram aprovados na reunião do Comité Nacional de Pilotagem que aconteceu a 10 de Junho, sendo 10 para a Área Temática Espécies e Habitas em Perigo e 9 para a Gestão Sustentável e Integrada dos Recursos da Terra.

Foram contemplados projetos das ilhas de Santiago (4), Maio (2), Boavista (2), São Vicente (3) e Santo Antão (8).

 

Encontro do CNP do GEF SGP

Durante o mês de Fevereiro, foram realizados dois encontros do Comité Nacional de Pilotagem do GEF SGP. O objetivo principal dos encontros era de analisar e aprovar o documento de Estratégia do Programa do País. No primeiro encontro, foi avaliado o processo e apresentados alguns pontos de orientação para a elaboração do documento de EPP. No segundo encontro foi retomado o processo de avaliação, discutidas as prioridades para o programa e validado o documento final.

Como resultado, ficaram selecionadas "Espécies e Habitas em Perigo" e "Gestão Sustentável e Integrada dos Recursos da Terra" como as áreas temáticas e geográficas do programa para OP4Y3, que seria o primeiro ano operacional para o GEF SGP em Cabo Verde.

 

2011 Factos e Eventos 2009