baner
2012

Atelier de Orientação com os proponentes do OP5Y2 do GEF SGP

Com o grande apoio da direção do Parque Natural de Serra Malagueta – PNSM – foi realizado o Atelier de Orientação com os proponentes do OP5Y2 no dia 30 de Novembro de 2012. A formação foi ministrada a 22 representantes das associações com projetos aprovados no mês de Setembro.

Na organização deste atelier, para além das abordagens referentes ao administrativo, financeiro, seguimento, avaliação e comunicação dos projetos, a equipa do GEF SGP incluiu exercícios práticos como complemento importante na sessão de capacitação dos proponentes para a implementação das atividades, recolha e compilação dos dados e indicadores e reportar dos resultados dos seus projetos.

 

Atelier de Troca de Experiência entre os projetos do OP5Y1 do GEF SGP

A coordenação do GEF SGP realizou o encontro de Troca de Experiência entre os proponentes do OP5Y1 na ilha do Fogo durante os dias 23, 24 e 25 de Outubro. A organização contou com um grande apoio da OAF – Organização das Associações do Fogo e colaboração do PNF – Parque Natural do Fogo.

O encontro contou com a presença de 33 participantes, representantes das associações proponentes do OP5Y1, técnicos e voluntários da OAF, técnicos do PNF e do PNMG. Durante os três dias do encontro, os proponentes puderam partilhar experiências referente a implementação das atividades do projeto, aprender as técnicas em processos similares, analisar as dificuldades enfrentadas e soluções encontradas para enfrentar tais dificuldades e tiveram a oportunidade de visitar o local de implementação de dois projetos GEF SGP na ilha do Fogo de Cabeça Fundão e Monte Grande.

 

Encontro do CNP do GEF SGP

Realizou-se o nono encontro do Comité Nacional de Pilotagem do GEF SGP com o objetivo principal de analisar as propostas e aprovar os projetos do OP5Y2. Os membros estiveram reunidos nos dias 13 e 14 de Setembro, na localidade de Cidade Velha e aprovaram 23 projetos para o OP5Y2, fase operacional que decorreu de Julho de 2012 a Junho de 2013, totalizando o montante de 460,000.00 dólares alocados.

Foram contemplados projetos das ilhas do Fogo (9), Santiago (10), São Nicolau (1), São Vicente (1) e Santo Antão (2).

Do convite para a candidaturas à apresentação de fichas de projetos, a equipa de coordenação do GEF SGP recebeu um total de 72 fichas. 24 associações foram convidadas a apresentarem as suas propostas de projeto das quais 23 foram aprovadas para implementação das atividades.

 

Atelier de Orientação com os proponentes do OP5Y1 do GEF SGP

A equipa de coordenação do GEF SGP realizou a primeira sessão do Atelier de Orientação aos proponentes do OP5Y1 tendo em vista a capacitação das OSC que tiveram os seus projetos aprovados em Outubro de 2011.

A sessão de capacitação, que teve lugar na sala de reuniões do Edifício das Nações Unidas na Cidade da Praia, contou com a presença de 23 representantes das associações de Fogo, Santiago, São Nicolau, São Vicente e Santo Antão. Durante os dias 10 e 11 de Janeiro, foram abordados temas referentes ao administrativo, financeiro, seguimento, avaliação e comunicação dos projetos.

 

2013 Factos e Eventos 2011