baner
2013

Atelier de Orientação com os proponentes do OP5Y3

As sessões de orientação aos projetos do OP5Y3 decorreram de forma diferente da dos anos anteriores. Nas sessões com os projetos do OP5Y1 e do OP5Y2, a capacitação foi ministrada numa sessão única com a presença dos representantes de todos os projetos aprovados.

Com os projetos do OP5Y3, a equipa do GEF SGP CV optou por agrupar os proponentes por ilha, de modo a ter um número menor de associações por sessão, poder dedicar mais tempo a cada proponente, de modo a ter tempo suficiente para fazer passar a mensagem, esclarecer as dúvidas e ter mais momentos de diálogo entre os participantes.

Assim, uma primeira sessão aconteceu na Cidade da Praia para 3 associação da ilha de Santiago que contou com a presença de 8 participantes; uma segunda sessão para 8 associações da Ilha de Santo Antão que contou com a presença de 17 participantes; e sessões pontuais foram ministradas para os projetos de Maio (Novembro de 2013), Brava (Dezembro de 2013), Boavista (Março de 2014) e São Nicolau (Abril de 2014).

 

Atelier de Avaliação Final dos projetos OP5Y2 do GEF SGP na ilha do Fogo

O Atelier de avaliação final dos projetos da ilha do Fogo do OP5Y2 foi realizado no dia 11 de Outubro de 2013. A atividade organizada pelo PNF contou com a presença do Coordenador Nacional do GEF SGP CV, de um membro representante do CNP, da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde e dos representantes e convidados das associações proponentes da ilha.

O evento foi a oportunidade para os proponentes apresentarem os resultados obtidos com a implementação das suas atividades, os benefícios que as comunidades tiveram e continuarão a ter a partir dos projetos em fase de conclusão e dar a conhecer as intervenções do GEF SGP na ilha do Fogo ao membro do CNP convidado, à Coordenadora Residente do SNU na sua primeira visita à ilha do Fogo e aos demais convidados.

 

Encontro do CNP do GEF SGP

O décimo encontro do Comité Nacional de Pilotagem do GEF SGP decorreu a 17 de Setembro na sala de reuniões do Edifício das Nações Unidas na Praia. O objetivo principal deste encontro era de analisar as propostas e aprovar os projetos do OP5Y3 com especial destaque para os de Energias Renováveis.

Do convite para a candidaturas à apresentação de fichas de projetos, a equipa de coordenação do GEF SGP recebeu cerca de 110 fichas. 20 associações foram convidadas a apresentarem as suas propostas de projeto das quais, 16 foram aprovadas para implementação das atividades para o OP5Y3, fase operacional que decorreu de Julho de 2013 a Junho de 2014, totalizando o montante de 435,000.00 dólares alocados.

Foram contemplados projetos das ilhas de Brava (1), Fogo (1), Santiago (3), Maio (1), Boavista (1), São Nicolau (1), e Santo Antão (8).

Ainda durante o ano 3 da fase operacional, foi aprovado um projeto de planeamento para capacitação das Organizações da Sociedade Civil de São Nicolau, implementado pela ORAC-SN no valor de 5,000.00 dólares.

 

Atelier de Troca de Experiência entre os projetos do OP5Y2 do GEF SGP

A equipa de coordenação do GEF SGP realizou o encontro de Troca de Experiência entre os proponentes do OP5Y2 na ilha de Santo Antão durante os dias 18, 19 e 20 de Junho. A organização do evento contou com o apoio da Associação ADIM e da equipa do PCSAP-CV de Santo Antão.

O encontro contou com a presença de 28 participantes, representantes das associações proponentes do OP5Y2 e membros da célula do PCSAP-CV. Durante os três dias do encontro, os proponentes puderam partilhar experiências referentes à implementação das atividades do projeto, aprender as técnicas em processos similares, conhecer os projetos em curso e tiveram a oportunidade de visitar o local de implementação de alguns projetos GEF SGP na ilha de Santo Antão.

 

Missão de apresentação do GEF SGP na Ilha Brava

Uma missão à ilha Brava foi operacionalizada entre os dias 30 e 31 de Maio de 2013, em concertação e colaboração com o Diretor do Parque Natural do Fogo, a Câmara Municipal da Brava, a Delegação do Ministério do Desenvolvimento Rural da ilha da Brava e a Associação para o Desenvolvimento Comunitário Pai António da ilha do Fogo.

A missão foi levada a cabo no âmbito do projeto “Elaboração do roteiro turístico e do plano de marketing e comunicação do Parque Natural Do Fogo” do OP5Y2 com o objetivo de implementar uma estratégia de capacitação de parceiros no processo de acesso às subvenções, criar sinergias com instituições locais, de forma que as mesmas possam ser parceiras do programa e apoiar a Associação de Cachaço na elaboração de uma proposta de projeto.

 

Encontro do CNP do GEF SGP

O décimo encontro do Comité Nacional de Pilotagem do GEF SGP aconteceu a 9 de Maio de 2013 em Santa Cruz.

A equipa do GEF SGP convidou os membros do CNP para uma visita de seguimento a dois projetos do OP5Y2 de Santa Cruz: o projeto da Cooperativa de Justino Lopes de implementação do sistema de rega gota-a-gota e o projeto da AMIACOB de Cova de Barro de implementação do sistema da Hidroponia e Aeroponia. Os membros do Comité tiveram a oportunidade de constatar in loco as atividades executadas pelos referidos projetos, as dificuldades encontradas pelas associações e medidas para superá-las, os resultados conseguidos e avaliar a organização administrativa e financeira das associações proponentes.

Ainda no decorrer do encontro do CNP, foram aprovados dois projetos adicionais para o OP5Y2: um de “Capacity Development” implementado pelo Atelier Mar e um de “Climate Change Adaptation” implementado por um Consórcio de Associação da Zona Norte de Boavista.

 

2014 Factos e Eventos 2012