baner
2014

Formação da Assistente do Programa GEF SGP de Guiné Bissau

A UNOPS encarregou a equipa de Coordenação do GEF SGP em Cabo Verde para o processo de formação (Orientation Session) da Sra. Elisabete Dumbia, SGP Programe Assistant da Guiné Bissau na semana de 2 e 8 de Novembro.

O objetivo da formação foi de reforçar a capacidade da assistente do programa para providenciar um apoio efetivo ao SGP de Guiné Bissau no que diz respeito à administração e gestão do programa. Foram abordados os temas referentes à organização das reuniões do programa, dos projetos, do CNP do GEF SGP, das visitas de seguimento, ao processo de aprovação de projetos, preparação e seguimento do COB, overview do Manual SOP, elaboração de relatórios e manutenção dos arquivos.

 

Inauguração do projeto de Ribeira da Cruz

A Associação de Ribeira da Cruz concluiu com sucesso o projeto de implementação de um “Sistema Fotovoltaico de autoconsumo para bombeamento de água para irrigação gota-a-gota”. O projeto que teve a duração de cerca de oito meses, consistiu no equipamento de um furo com um mecanismo de produção de energia renovável para disponibilizar maior quantidade de água para os agricultores da comunidade, aumentando assim a rentabilidade das explorações agrícolas, contribuindo para a diminuição dos gastos com a eletricidade e ao mesmo tempo a emissão de gases a efeito de estufa.

O ato de inauguração aconteceu a 19 de Julho de 2014, contou com a presença do Coordenador do Programa GEF SGP, da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas, entidades locais, representantes das instituições parceiras do projeto, membros da associação proponente e beneficiários da localidade.

 

Atelier de Diálogo Nacional do GEF SGP

No quadro da estratégia global e nacional do programa GEF SGP, e por recomendação do CPMT, os Pequenos Estados Insulares (SIDS) foram convidados a realizar um Atelier de Diálogo Nacional do GEF SGP com o objetivo de aumentar o nível de conhecimento do GEF SGP, promover o diálogo nacional entre as instituições, divulgar os resultados do programa nos últimos 5 anos em Cabo Verde, melhorar o conhecimento e acesso ao programa pelas associações parceiras e recolher subsídios e informações para a representação da delegação de Cabo Verde na Conferência SIDS que teve lugar de 1 a 4 de Setembro de 2014 nas ilhas Samoa.

Em Cabo Verde, o Atelier do Diálogo Nacional foi realizado em duas sessões: a 16 de Julho na Cidade da Praia – Santiago – e a 21 de Julho na Cidade do Porto Novo – Santo Antão. As entidades responderam prontamente ao convite e compareceram às sessões representantes de Organizações da Sociedade Civil, membros do Comité Nacional de Pilotagem do GEF SGP, Instituições do Governo.

A “Declaração do Atelier” foi adotada por todos os participantes, como um compromisso conjunto para implementação das estratégias do GEF uma vez que constitui a demonstração de que os atores pretendem colaborar e que o espaço de diálogo criado será aproveitado.


Atelier de Troca de Experiência entre os projetos do OP5Y3 do GEF SGP

A equipa de coordenação do GEF SGP realizou o encontro de Troca de Experiência entre os proponentes do OP5Y3 na ilha da Boavista durante os dias 13, 14 e 15 de Junho. A organização contou com um grande apoio do Consórcio das Associações da Zona Norte de Boavista.

O encontro contou com a presença de 29 participantes, representantes das associações proponentes do OP5Y3 e de outras associações de Boavista convidadas para o atelier, membros da célula do PCSAP-CV. Durante os três dias do encontro, os proponentes puderam partilhar experiências referente a implementação das atividades do projeto, aprender as técnicas em processos similares, conhecer os projetos em curso e tiveram a oportunidade de visitar o local de implementação de dois projetos GEF SGP na ilha de Boavista: o acampamento da BIOS CV para a proteção de Tartarugas Marinhas e as zonas de intervenção do projeto do Consórcio nas comunidades de João Galego, Cabeça dos Tarafes e Fundo de Figueiras.

 

Inauguração do projeto ARMUC

A Associação Recreativa Mãos Unidas Companhia ARMUC implementou o projeto de adução da água de Espongeiro para as comunidades de Lagoa e Companhia. As atividades que permitiram atingir os resultados, iniciaram com a construção de um reservatório para o armazenamento da água e prosseguiram com a instalação de equipamentos de captação, bombagem e distribuição de água por mais de 9km, garantindo à população local daquelas comunidades o acesso à agua.

O ato de inauguração aconteceu a 14 de Junho de 2014, contou com a presença da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas, entidades locais, representantes das instituições parceiras do projeto, membros e beneficiários da associação proponente.

 

Encontro do CNP do GEF SGP

O décimo terceiro encontro do Comité Nacional de Pilotagem do GEF SGP decorreu a 15 de Maio na sala de reuniões do Edifício das Nações Unidas na Praia. O objetivo principal deste encontro era de avaliar a proposta do projeto ECOFRIENDLY MOBILITY da Associação dos Estudantes e Ex-Estudantes de Energias Renováveis da Escola de Negócios e Tecnologias de Cabo Verde - AEEER-ENTCV. O referido projeto aprovado com um orçamento de 31,000.00 dólares, conta com a parceria entre a Associação dos estudantes, a Escola de Negócios e Tecnologias, o GEF SGP, a Câmara Municipal da Praia e a Associação Cabo-verdiana de Deficientes.

 

2015 Factos e Eventos 2013