baner
Sobre SGP

O Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente às Organizações da Sociedade Civil - GEF SGP - é um programa a nível mundial, lançado em 1992, e que se expandiu de 22 para 126 países em 2014.
O processo de implementação do GEF SGP em Cabo Verde teve início em 2006 e ficou concluído em Agosto de 2009.

A partir de então, iniciou-se a fase de operacionalização efetiva do programa com atribuição de subvenções diretamente a organizações das comunidades locais.

A estrutura do GEF SGP é descentralizada e impulsionada pelos países de acolhimento. Os parâmetros estabelecidos pelo Conselho do GEF e do Secretariado, refletidos no quadro estratégico do GEF SGP, preveem um envolvimento ativo das comunidades locais no programa.
A visão do programa persiste em que soluções ambientais mundiais terão maior impacto e viabilidade se as populações locais estiverem ativamente envolvidas e os benefícios direcionados a nível local.

A implementação efetiva do SGP é feita a partir da elaboração do documento Estratégia de Programa do País - EPP. Este documento orientador consegue articular os compromissos ambientais internacionais dos países de acolhimento com as áreas focais do GEF e com as prioridades nacionais.
O EPP identifica caminhos para um acompanhamento e avaliação eficientes, e define linhas de ação para a mobilização de recursos e sustentabilidade do programa. O documento identifica ainda zonas geográficas de abrangência, área prioritárias de atuação, assim como metas a atingir pelo programa.






*Imagem cortesia da WWF Cabo Verde